domingo, 7 de outubro de 2012

GESTÃO ESCOLAR - um tema bastante relevante para sociedade.



GESTÃO ESCOLAR

Para que os gestores das escolas efetivem um trabalho articulado com sua equipe de trabalho, devem ter como objetivo principal, criar um ambiente de solidariedade humana e de responsabilidade mútua, sem paternalismo, sendo justo e firme nas situações do cotidiano escolar, dividindo a autoridade entre os vários setores da escola. O diretor não estará perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim a escola estará ganhando poder. Sabemos que os gestores precisam se adequar, atualizar e procurar modificar sua postura, frente ao trabalho pedagógico realizado na escola, de acordo com as constantes mudanças e avanços do mundo moderno, para tornar-se um elemento fundamental visando a concretização de um ensino com mais criatividade. No entanto, dentre inúmeras funções deve prevalecer a qualidade do processo ensino-aprendizagem através de uma participação mais efetiva com o corpo docente, trabalhando em conjunto com o coordenador pedagógico e o diretor.
Para que o ensino realmente se faça e a aprendizagem se realize, é necessário agir com competência, onde a construção do diálogo, do companheirismo ético, seja construído pelos profissionais que nela atuam. O gestor educacional caracteriza-se como um administrador democrático da comunidade escolar, orienta seus colaboradores nas tarefas da escola, deve atender as diferenças, desenvolvendo senso de responsabilidade e crítica, abrindo-se para o diálogo e estimulando o espírito de colaboração, atuar em conjunto.
A atividade dos gestores é de extrema importância, devendo existir o diálogo aberto, auxiliando a superar as necessidades e procurando atingir objetivos propostos pelo seu trabalho.
Ao professor cabe ser o mediador do educando levando-o a aprender em todos os aspectos, ou seja, na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, valores, ideias ou qualquer tipo de aprendizagem necessária para o educador.

FREIRE, (1997, p.39) afirma que: “é preciso que o educador não se restrinja ao âmbito da sala de aula, da estrutura interna na escola, aos problemas de legislação escolar, mas volte-se para assuntos mais importantes dentro do contexto social e político em que vivemos”.

O professor é agente de educação integral e não apenas transmissor de conhecimentos; e é de vital importância promover o desenvolvimento de seu aluno levando a adquirir atitudes, práticas, reflexão, orientando-o e assistindo-o na promoção de um ambiente escolar mais significativo.

LÜCK (2002, p. 28) salienta que: “o professor é a figura central na formação dos educandos. É ele quem forma no aluno o gosto ou o desgosto pela escola, a motivação ou não pelos estudos; o entendimento da significância ou insignificância das áreas e objetos de estudo; a percepção de sua capacidade de aprender, de seu valor como pessoa...”

4 comentários:

  1. Uma gestão escolar democrática consiste e vai além da participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecerem.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ricardo gostei do tema emquestão pois me agrada muito, e ao mesmo tempo me deixar preocupada, como sabemos que a gestãoe o cerebro da escola,e que para os alunos tenham um bom aprendizado e fundamental que o corpo docente da escola esteja preparado e isso inclui uma gestão democratica colaborativa que atuar em conjunto coma comunidade para alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  3. No entanto, fazer gestão é provocar mudanças, aquelas necessáris para se obter os resultados desejados. Administração, hoje, é resolver conflitos e fazer cada vez mais, com cada vez menos, com mais agilidade e cada vez melhor. E, se gestor não inova E não gera resultados, não é gestor, é só um fiscal.

    ResponderExcluir
  4. A temática sobre a melhoria da qualidade do ensino das escolas é algo que se discute e se rediscute há muito tempo. A reflexão acerca da gestão escolar relativa ao processo docente educativo e o papel orientador do gestor, tendo com pano de fundo o impacto nos resultados docente educativos. O gestor deve visar o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola.

    O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. Ele deve ter consciéncia de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos. Um gestor líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta se sinta capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.

    É muito importante a elaboração do projeto pedagógico nas escolas, no passado os professores eram obrigados a colocar em práticas aquilo que os outros planejam Hengemuhle (2004). No Brasil historicamente, isso e um problema Na educação há pouco planejamento e, ainda, muito planejamento malfeito, ou feito para cumprir tarefas. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cada escola, como um todo, dentro de seus contextos, foi convidada a construir seu projeto pedagógico. O problema ainda e que não existe cultura da sua elaboração e, em especial, da construção coletiva e do papel orientador do gestor escolar principal pedagogo da escola, isto sem duvida alguma se traduze em resultados fracos no aproveitamento escolar.
    O projeto pedagógico é um fator muito importante no desenvolvimento do curso escolar, o papel do gestor da escola como principal pedagogo no desenvolvimento do projeto pedagógico escolar deve influir de maneira determinante nos resultados académicos positivos da escola, por que consideramos que o trabalho de orientador e de controle do gestor da escola, é fator determinante no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Analisar o papel do gestor na condução e no desenvolvimento do trabalho pedagógico no processo ensino aprendizagem visando melhorar as questões pedagógicas e conseqüentemente obter resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir